GAÚCHA DO NORTE

280px-MatoGrosso_Municip_GauchadoNorte.svg
Outubro Rosa realiza DIA D com 63 coletas de preventivo em Gaúcha do Norte
Ações desenvolvidas nos dias 20 e 24 totalizaram 97 coletas
Publicado em 27/10/2014 :

Na tarde de sexta-feira (24), a secretaria municipal de Saúde de Gaúcha do Norte promoveu o segundo DIA D em prol da campanha Outubro Rosa e realizou 63 coletas de preventivo no PSF Ernesto Doleys. Com ações de DIA D desenvolvidas nos dias 20 e 24, foram realizadas 97 coletas de preventivo.

A campanha nacional é direcionada a todas as mulheres e desenvolvida para conscientizar, prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama e o câncer de colo de útero.

É através do exame preventivo que doença como o câncer de colo de útero pode ser diagnosticado em seu estágio inicial. “É de fundamental importância diagnosticar lesões de graus iniciais precursoras do câncer de colo uterino e doenças que são tratáveis antes mesmo de chegar ao estágio do câncer, ou se diagnosticado que seja em seu estágio inicial para que possa ser tratado em tempo hábil”, apontou a ginecologista doutora Vanessa R. M. Furlan.

Além do câncer de colo de útero, doenças como condiloma (verruga genital), herpes, vulvovaginite, também podem ser diagnosticadas assim como processos inflamatórios que em alguns casos podem causar a esterilidade feminina.

Segundo a ginecologista, o objetivo da campanha tem sido alcançado, “estamos tendo uma estatística bem interessante com a campanha, pois estamos resgatando pacientes que já não colhem o preventivo há alguns anos, onde também temos trabalhado a conscientização, transmitindo a importância de não ficar tanto tempo sem realizar o exame”, finalizou.

Durante todo o mês de outubro, várias ações de conscientização foram realizadas junto as mulheres, palestras com meninas em idade escolar e com mulheres, duas ações de DIA D de coleta de preventivo, solicitação de mamografia para mulheres entre 40 e 50 anos, além de conversas diárias desenvolvidas na sala de espera nos períodos matutino e vespertino, onde foram abordadas questões tanto do câncer de mama, câncer do colo do útero, como outros assuntos que envolvem mulher e saúde, como sexualidade, gravidez, DST, entre outros.

Segundo a secretária municipal de saúde, Andréia da S. G. de Moraes, todas as ações desenvolvidas pelo Outubro Rosa objetivam diminuir os casos de mulheres que não sabem dos cuidados necessários, promovendo a conscientização sobre a realização dos exames preventivos periódicos anuais tanto contra o câncer de mama, como do câncer de colo de útero.

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DE GAÚCHA DO NORTE.

Deixe um comentário